Como funciona a placa solar?

 em Placa Solar

Como funciona a placa solar?A energia solar cresce constantemente no Brasil. De maneira que em 2017, nosso país ranqueou entre os 30 que já contam com um gigawatt de potência instalada. A tecnologia dos painéis fotovoltaicos desempenha um papel importantíssimo neste aspecto. Afinal, é através destes que a luz solar vira energia elétrica!

Mas afinal, como funciona essa placa solar? Acompanhe nosso artigo para tirar as principais dúvidas e receber dicas valiosas sobre seus cuidados. Seja na escolha de uma empresa competente como na fixação e manutenção das placas. Vem com a gente!

Funcionamento básico da placa solar

Conhecido como painel fotovoltaico ou placa solar, sua estrutura é formada por células fotovoltaicas. Feitas de semicondutores, principalmente o silício, são capazes de absorver a luz solar. De maneira que quando os fótons – partículas existentes na luz solar – entram em contato com os semicondutores, os elétrons desta partícula se deslocam e esse movimento gera energia elétrica!

No mercado existem diversos modelos de painéis: silício monocristalino, policristalino, amorfo, além dos feitos com filme fino e os híbridos.

Esses semicondutores, porém, não armazenam energia. Apenas a mantém o fluxo de elétrons. É por isso que a energia é direcionada ou para aquecer a água de uma residência, ou para uma bateria.

No segundo caso, essa energia ainda está em formato de corrente contínua – a mesma energia de baterias – porém, nós usufruímos da corrente alternada. Desta forma, além dos painéis, o projeto para obtenção de luz solar conta com um inversor fotovoltaico a fim de converter esta corrente.

Cada inversor possui equipamentos de segurança imprescindíveis ao seu funcionamento. Além disso, eles também têm um limite máximo de potência suportada.

Dicas para escolher uma boa empresa com um bom sistema disponível

O investimento pode parecer alto em gastos imediatos. Mas, o retorno é garantido à médio prazo. Neste sentido, suspeite de empresas que ofereçam valores muito abaixo do mercado. Isto pode significar equipamentos de baixa qualidade.

Para evitar problemas futuros, financeiros ou mesmo acidentes, pesquise o histórico de satisfação com a empresa. Além disso, converse com os profissionais. Eles precisam ser capazes de fornecer um bom atendimento e demonstrar capacidade técnica para elaborar um projeto adequado, que dialogue com suas expectativas, mas que também tenha o melhor conhecimento de engenharia disponível.

Além disso, boas empresas possuem manutenção preventiva e acompanhamento de pós-venda. Tudo isso é oferecido aqui na Elite Solar Energy, com um diferencial muito especial: aqui, além do atendimento exclusivo, nos preocupamos em harmonizar o projeto com a estética do seu ambiente, para não ficar muito chamativo ou destoante.

Conte conosco para o funcionamento perfeito do seu sistema. Com tudo ocorrendo direitinho, sua única preocupação será limpar os painéis a cada seis meses.

Venha esboçar um projeto conosco e converse com nossa equipe sobre a energia mais limpa do mundo totalmente disponível para você a um custo do investimento justo. Estamos ao seu dispor!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário