Como acontece o processo de transformação da energia solar?

 em Energia Solar

processo de transformação da energia solarCada dia que passa as pessoas e empresas compreendem o conceito de sustentabilidade – e o que ele implica. Dentre os conhecimentos adquiridos sobre como se viver num mundo em sociedade com hábitos que mantenham a capacidade de regeneração e reprodução da vida em todo o planeta, a produção de energia é um conceito-chave que permeia toda a concepção do que é sustentável. Hoje, vamos explicar como a energia solar, limpa, renovável e cada vez mais de baixo custo, se transforma em energia elétrica. Acompanhe!

De maneira bastante simples, a energia solar se caracteriza pelo uso da luz solar como matéria-prima para gerar energia elétrica. É pelo Sol ser uma energia inesgotável e constante que chamamos a energia solar de “limpa”.

Para utilizar a energia solar – que é térmica – em energia mecânica ou elétrica a fim de obter sua utilidade, é preciso fazer uso de coletores. Estes, que são fabricados no que conhecemos como placas solares, são os chamados materiais semicondutores. Hoje em dia o material mais é utilizado o silício. Ao ser aquecido, ele produz uma corrente elétrica que é transportada através de fios condutores conectados às placas, alimentando um sistema elétrico – muitas vezes conectados às redes elétricas convencionais.

Esse processo não deve ser confundido com a energia solar térmica – que captura o calor da luz solar e o transfere diretamente para reservatórios de água ou gás, por exemplo, a fim de manter uma piscina ou um chuveiro aquecido. Neste caso a energia solar é utilizada como fonte de calor, não como fonte de energia elétrica.

E como acontece a transformação da energia térmica em energia elétrica?

Quando a luz solar incide sobre a célula fotovoltaica – ou seja, o bloco de material semicondutor – os fótons (partículas de luz solar) forçam os elétrons presentes nas camadas mais externas dos átomos de silício a se libertarem. Interessante, certo? Este “efeito fotovoltaico” foi observado pela primeira vez em 1839, por Alexandre-Edmond Becquerel.

E não para por aí: as células solares de silício são constituídas de duas camadas – uma positiva e uma negativa. Assim, quando os elétrons se libertam, se acumulam na parte negativa e depois migram para a positiva. Essa movimentação gera a corrente elétrica que produz eletricidade.

É justamente por isso que quanto mais ensolarado o dia, melhor o rendimento energético! Incrível, né?

A energia criada é de corrente contínua, semelhante às baterias de carro. A parte final para usufruir da energia é que ela passa por um inversor, assim a energia passa para a corrente alternada.

A energia fotovoltaica é acessível, economicamente e ambientalmente sustentável e nós na Elite Solar Energy podemos te ajudar a criar um projeto harmonizado com seu ambiente. Nosso compromisso com seu atendimento exclusivo e prazos garantem um trabalho exemplar. Em pouquíssimo tempo, você já tem o retorno do seu investimento!

Entre em contato e faça um orçamento conosco!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

O que é Energia Solar?